Doença Renal Crônica - Felinos já nascem com resistência natural a Insulina

October 4, 2017

Esses animais já apresentam dificuldade em colocar a glicose dentro da célula assim realizando a sua produção através principalmente da proteína que faz a produção da glicose necessária para o organismo, de uma forma mais lenta sem ocasionar picos glicêmicos que são extremamente inflamatórios.

 

Se os felinos ingerirem carboidratos como milho, trigo e arroz na dieta vai ocorrer pico glicêmico resultando em processo inflamatório.

 

A proteína junto com a glicose em excesso no sangue faz a proteína glicada. E essa avaliação clínica é feita pela pela frutosamina e pela hemoglobina glicada. A glicação deve sempre estar normal para baixa.

 

Então como ocorre o processo de glicação?

 

A proteína tem o composto nitrogenado (NH2) e ao reagir com glicose em excesso no sangue vai fazer a Base de Schiff (azometida), formando os compostos de Amadori resultando em compostos de Maillard  que vão ativar os AGEs (que são os compostos de glicação avançada), que vai fazer com que ocorra a transcrição do fator NF-kB que vai transcrever genes inflamatórios.

 

O NF-kB vai gerar citocinas, moléculas de adesão, vai fazer vasoconstrição, que resultará em uma grande hipertensão, aumentando a coagulação do sangue podendo muitas vezes resultar na formação de trombos.

 

Esse processo inflamatório atinge diretamente os rins dos felinos causando doença renal crônica.

 

A L-Carnosina é um nutracêutico que pode ser utilizado em felinos obesos e com resistência insulinica pois a mesma faz a reversão dos compostos de Amadori para Base de Schiff evitando assim o processo de glicação. A L- Carnosina não vai ter ação na glicemia porém ela evitará as consequências pelo excesso de glicemia.

 

Dra Bruna Morales

CRMVsp 26.313

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 11, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

FALE CONOSCO: clique aqui.

 

 

© Animal Natural.                              

 

contato@animalnatural.com.br                                  

 

 ENDEREÇO: Avenida do Estado 1540, Fundação, São Caetano do Sul, São Paulo. CEP: 09520-150 - Tel: (11) 4224-5139  /  Whatsapp: (11) 9 9610-0031

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle