Você sabe como oferecer alimentação natural para seu cão idoso?

August 27, 2017

A dieta natural tradicional é indicada para todos os cães de todas as idades, contanto que estejam saudáveis. Os peludos idosos também estão inclusos nessa lista. 

Veja abaixo, os principais benefícios da dieta natural para eles:


Quando os dentes do cão velhinho estiverem saudáveis, ele poderá se alimentar com pescoços, asas e coxas de frango ou peru. 


Muitos cães não apresentam os dentes saudáveis, geralmente estão fragilizados em função de doença periodontal. Nesse caso é mais indicado o consumo de partes como o pescoço, por ser mais molinho. O mais indicado é que o pescoço seja cortado em pedacinhos ou moê-lo no mixer ou liquidificador.

 

 

Carnes


Você pode oferecer carne bovina, frango, carne suína, peixes, queijo branco, ovos (de galinha, codorna, pata), etc.

 

Vísceras


Vísceras, em geral, são os órgãos dos animais e devem ser oferecidos por serem muito nutritivos, mas sempre em pequenas quantidades, já que as altas concentrações de nutrientes também podem causar diarreias. Entram nessa categoria cortes como fígado, rins, baço, etc.

Vegetais


Digerir vegetais não é a especialidade de carnívoros como os cães. Como o cozimento também torna os legumes mais atraentes e fáceis de digerir, principalmente no caso desses tubérculos. Não é necessário liquidificar os vegetais cozidos.

Carboidratos

Alimentos ricos em carboidratos oferecem bastante energia, o que é interessante para cães ativos ou abaixo do peso. Em geral, os cães adoram o sabor e a textura de tubérculos e grãos cozidos, o que também é vantajoso. 

É importante lembrar que cães velhinhos com sobrepeso, obesos e sedentários requerem uma dieta com menor densidade energética, e devem, portanto, evitar os carboidratos.

Observação: pães, bolos, e outros alimentos com farinha branca refinada não são considerados boas fontes de carboidrato para os cães, até porque contêm altos níveis de sódio e açúcar.

Complementos

 

Óleo vegetal

Damos preferência aos óleos vegetais ricos em ômega 3 e em vitamina E, como o azeite de oliva extravirgem. O óleo de coco também entra em nossa lista. Ele estimula a imunidade, auxilia no combate ao câncer e tem propriedades viricidas. 

Ômega de peixe

O ômega 3 tem propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda a reduzir dores crônicas e processos degenerativos, como a artrose provocada pela displasia coxofemural. Esse valioso ácido graxo também ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir doenças cardíacas.

Observação importante: Não confunda o óleo de peixe, fonte de ômega, com “óleo de fígado de bacalhau”. 

Iogurte integral

Esse delicioso suplemento é fonte de minerais como magnésio e cálcio, além de funcionar como probiótico, repondo as boas bactérias do intestino.

Alho fresco

Uma laminazinha de alho cru fresco estimula a imunidade dos cães, ajuda a baixar o colesterol, ajuda a combater verminoses, dentre muitas outras propriedades fascinantes.

 

 


Fonte:http://www.cachorroverde.com.br/alimentacao-natural-para-caes-idosos/

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 11, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags