SAIBA POR QUE ALGUNS ANIMAIS PERDEM TANTO PELO

Você já deve ter se questionado o porquê do seu pet espalhar tanto pelo assim pela sua casa!


Então, a perda de pelos pode estar relacionada a diferentes motivos, tanto fisiológicos, como nas mudanças de estação/temperatura e após cio ou parto, quanto patológicos, quando a queda de pelo é apenas um sinal clínico secundário a outro problema.



Os animais perdem pelos o ano inteiro, da mesma forma que nós perdemos, naturalmente, alguns fios de cabelo durante o dia. Todavia, são nas trocas de estação (para verão e inverno) que podemos perceber que esse evento ocorre com maior intensidade.


Os pelos dos animais apresentam a importante função de termorregulação, ou seja, auxiliam a regular a temperatura do seu corpo de acordo com as suas necessidades, mas é durante a primavera que ocorre a maior troca de pelos, pois os pelos mais grossos e os subpelos, os quais aparecem durante o inverno para protegerem os animais das baixas temperaturas, são substituídos por pelos mais leves e curtos.


Deve-se deixar claro que a perda de pelos fisiológica não compromete o aspecto da pele do animal, muito menos a sua saúde. Logo, qualquer sinal de alopecia, presença de crostas, coceira, mau cheiro ou oleosidade deve ser averiguado e consultado um médico veterinário.


Algumas das causas patológicas de perda de pelos em animais são:

  • Estresse agudo

  • Presença de parasitas

  • Desordens hormonais

  • Alimentação desbalanceada


Uma das práticas que auxilia muito no controle da presença de pelos distribuídos pela casa é a escovação frequente do seu peludo, de forma que os pelos que estão prestes a cair fiquem aderidos/presos à escova e, assim, não caiam no chão da sua casa.



FALE CONOSCO: clique aqui.

 

 

© Animal Natural.                              

 

contato@animalnatural.com.br                                  

 

 ENDEREÇO: Avenida do Estado 1540, Fundação, São Caetano do Sul, São Paulo. CEP: 09520-150 - Tel: (11) 4224-5139  /  Whatsapp: (11) 9 9610-0031

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle