POR QUE OS PETS COMEM GRAMA?

Tanto cães como gatos apresentam essa prática e muitos tutores têm essa dúvida em comum, pois estranham esse fato.


Os pets consomem grama por vários e diferentes motivos, como alimentação inadequada, intoxicações alimentares ou atém mesmo verminoses, mas a maioria deles estão relacionados a desconfortos gastrointestinais.


A graminha faz parte da classe das fibras alimentares, sendo também importante na alimentação dos animais. Neste caso, a grama tem a função de causar uma leve irritação ao trato gastrointestinal de cães e gatos, podendo resultar no estímulo ao vômito e aumento de trânsito intestinal. Esse fato é responsável por realizar certa limpeza e alívio gástricos ao animal ao eliminar o conteúdo que, a princípio, o estava incomodando.



Nos gatinhos essa prática ainda é importante para evitar a obstrução gastroentérica por bolas de pelos, visto que os felinos passam várias horas do seu dia dedicando-se à limpeza de seus pelos por meio de lambeduras.



Logo, comer grama não é anormal, é uma prática comum e fisiológica dos animais, mas que, se muito frequente o mesmo e os vômitos, pode significar algo a mais. Dessa forma, deve-se procurar pela ajuda de um profissional Médico Veterinário para melhor avaliar a saúde do seu amiguinho.


OBS.: Nem todas as plantinhas fazem bem para os pets, inclusive, algumas podem desenvolver quadros graves de intoxicação a curto ou longo prazo. Por isso, observe bem e pesquise sobre a graminha a qual o seu amiguinho de 4 patas está ingerindo.