O QUE É "LÁGRIMA ÁCIDA" E COMO TRATÁ-LA?

Por mais que pareça engraçado e contra tudo o que um dia ouvimos falar, a famosa "lágrima ácida" não apresenta correlação com pH ácido. Sabe-se que, apesar do aspecto de sujinha, a mancha, normalmente, é de caráter inofensivo e que o pH é levemente alcalino, em torno de 7,5. Dessa forma, tanto os animais que apresentam o aspecto de manchadinho da lágrima, como aqueles que não têm apresentam o mesmo pH.


"Lágrima ácida" é o termo utilizado para denominar aquelas manchinhas comuns de coloração amarronzada que se encontra sob os olhos dos bichinhos (bem no local em que escorre a lágrima), principalmente naqueles de pelagem clara e focinho achatado. A denominação técnica da "lágrima ácida" é "cromodacriorreia".



O que deixa a lágrima com essa coloração é a presença de porfirinas, as quais apresentam ferro na sua composição, por isso a coloração marrom das manchas. Essas porfirinas provêm da degradação de hemácias no sangue, que pode estar relacionada tanto a processos fisiológicos quanto a patológicos, por isso, faz-se importante uma avaliação mais minuciosa do problema. Bem como a presença exagerada da produção de lágrima, podendo estar associada a fatores ambientes, da raça ou até mesmo a irritações oculares e/ou obstrução do canal lacrimal.


Acredita-se que essas machas estejam relacionadas ao tipo de alimentação que o animal consome. A alimentação natural pode ser uma das alternativas para que se tente minimizar o problema, normalmente, os animaizinhos tendem a apresentar melhoras no quadro clínico. Para isso, deve-se utilizar ingredientes com teor de ferro menor, como as carnes de peixes e suínas, deixando-se de lado as dietas com carnes de frango, peru, bovinas e as vísceras. Essa dieta de exclusão deve ser instituída por pelo menos de 45 a 60 dias. O que costuma melhorar o quadro do animal e deixar o tutor mais contente e feliz com a situação e o resultado.

FALE CONOSCO: clique aqui.

 

 

© Animal Natural.                              

 

contato@animalnatural.com.br                                  

 

 ENDEREÇO: Avenida do Estado 1540, Fundação, São Caetano do Sul, São Paulo. CEP: 09520-150 - Tel: (11) 4224-5139  /  Whatsapp: (11) 9 9610-0031

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle