E aí gateiros... vocês sabiam?
Às vezes, nos questionamos sobre alguns comportamentos inesperados expressados pelos nossos amigos peludos e bigodudos de 4 patas: os gatos.
Sabemos que nossos pets são únicos e que os gatos são animais incrivelmente espertos e diferenciados em relação ao seu comportamento.
Então, aí vão 10 das explicações para momentos que você já deve ter passado com o seu felino sem entender muito bem o que estava acontecendo e se questionado sobre o PORQUÊ!
1. Gatos escutam 4 vezes mais os sons agudos do que os humanos, por isso, podem ficar estressados com vozes mais agudas.

2. Os gatos percebem o mundo por meio de seus sentidos e do uso de meios vocais, visuais, olfatórios e táteis para se comunicarem. Assim, os gatos reconhecem os membros de seu grupo social pelo cheiro. Assim, os esfregam ou batem a face contra objetos, pessoas, cães e gatos familiares para disseminar seu odor.
3. O comportamento de arranhar não é um mal comportamento. Gatos arranham para se alongar e marcar território.
4. Como não enxergam bem os objetos muito próximos, o bigode é importante para a localização da presa, alimento, água e outros objetos próximos da face.
5. Os bigodes dobram para trás quando estão relaxados e se abrem quando caminham ou mostram interesse em algo.
6. A punição inibe o aprendizado e aumenta a ansiedade, podendo levar à agressão.
7. Gatos não gostam de mudanças sem o seu consentimento. A sensação de controle torna o gato mais confortável, diminuindo o estresse.
8. De todos os animais domésticos é o único que não tem nenhuma relação de senhor e subordinado. Gatos aprendem por comandos, sem submissão. Comandos são excelentes formas de exercitar o corpo e o cérebro.
9. O olfato do gato é melhor que o seu paladar, por isso, devem-se cuidar com os odores no interior da casa.
10. Diferente do cão, o gato pode morrer por desnutrição se somente for oferecido um alimento que ele não goste.