Antes de tudo, você deve estar se questionando: Mas afinal de contas, o que realmente é o tal do própolis?
A própolis consiste em uma mistura de pólen, cera e resinas vegetais. Essa composição dá-se a partir da coleta desses elementos por meio das enzimas salivares das abelhas melíferas.

A própolis apresenta diversos princípios ativos e cada um deles desenvolve um papel importante na sua composição, função e benefícios. Ao final, tem-se um produto antialérgico, bactericida, viricida, antifúngico e com atividade contra células tumorais.
Apesar de ter efeito antibacteriano, a própolis não desenvolve resistência, tem preço reduzido em relação aos demais bactericidas e dificilmente causa efeitos colaterais, como alergias.
O extrato de própolis pode ser utilizado tanto pra cães como para gatos. Todavia, para ambos os animais, o mais indicado antes da sua utilização efetiva é testar alguma possível reatividade do organismo do peludo em resposta ao produto. Para isso, recomenda-se aplicar o extrato de própolis sobre a pele no animal e avaliar o teste em 24 a 48 horas, a fim de evitar possíveis reações alérgicas e efeitos colaterais.

Doenças que podem ser acompanhadas e prevenidas com a utilização do extrato de própolis são:
Imunidade baixa
Doenças oftalmológicas
Otites causadas por bactérias e/ou por fungos
Obesidade
Giardíase
Hiperadrenocorticismo
Tártaro
Lesões de difícil cicatrização
Dermatofitose
Doenças hepáticas e biliares
Osteossarcoma e TVT
O melhor de tudo é que o extrato de própolis é bem aceito pelos animais e pode ser misturado juntamente à alimentação do seu amigo.
Mas, e então, como o extrato de própolis deve ser utilizado?
Para própolis com teor de 11 e 15% indica-se utilizar 1 gota para cada 1 a 3 kg de peso vivo, variando de 1 a 3 vezes ao dia.
Para própolis com teor de 30% ou maior indica-se utilizar 1 gota para cada 3 a 5 kg de peso vivo, podendo variar de 1 a 2 vezes ao dia.
OBSERVAÇÃO: É importante lembrar que, apesar dos seus numerosos benefícios, o extrato de própolis não exclui a necessidade de levar o seu pet ao Médica Veterinário, seja para uma avaliação de rotina ou para um problema em específico.