PORQUE OS CÃES ARRANHAM A ÁREA ONDE DORMEM?


Alguns comportamentos dos nossos fieis amigos podem parecer esquisitos as vezes, não é? Antes de dormir, é comum vermos os cães arranharem a caminha, andarem em círculos etc.

Arranhar o chão antes de dormir é um ritual milenar que eles realizavam antes de serem domesticados para a companhia humana. Vocês sabiam disso?

Confira essas informações que separamos:

Cães selvagens cavam o chão para criar um ninho onde eles possam descansar com conforto e segurança.

Enquanto que cães domesticados têm lugares confortáveis e seguros para dormir em suas casas modernas, a vontade de arranhar o chão antes de dormir está, literalmente, codificada no DNA canino, por isso é quase impossível resistir

Cães arranham por reivindicações territoriais

Reivindicações territoriais são outra razão pela qual os cães arranham sua área de dormir. Glândulas especiais na parte inferior das patas do cão liberam um aroma especial que é reforçado pela arranhadura.

Cavando na superfície da área onde pretendem descansar, os cães usam o cheiro de suas patas para reivindicar um território como seu.

Alguns cães arranham o chão antes de deitar para melhorar o conforto de onde dormem. Cães muitas vezes reorganizam a sua superfície de descanso.

Areia, grama ou algodão podem ajudar os cães a regular sua temperatura. Em áreas mais quentes, os cães podem cavar o chão para que esfrie.

Em áreas mais frias, os cães podem cavar o chão para criar um ambiente acolhedor e aconchegante. Arranhar o chão antes de deitar também ajuda os cães a encontrarem a posição mais confortável para dormir.

Embora possa não parecer muito divertido para os seus donos, alguns cães gostam de arranhar ou escavar. Eles se entretêm.

Arranhar o solo ajuda alguns cães a aliviarem o tédio e a liberarem energia.

Arranhar o chão também é mais natural para algumas raças do que outras. Os Terriers, por exemplo, têm uma reputação de serem grandes escavadores.

Alguns cães levam esse hábito de arranhar muito longe. Muitos rasgam tapetes de seus donos ou cavam buracos indesejados no quintal.

Se isso acontecer, é necessário ensinar o seu cão que esse comportamento não é apropriado.

Danos evitáveis

Os cães podem arranhar o chão ou a cama antes de dormirem simplesmente porque suas unhas são muito longas.

A solução para evitar isso pode ser cortar suas unhas. Se você não se anima em fazê-lo, consulte seu veterinário de confiança.