Suplementação Diária Essencial na Dieta Natural dos Gatos

Toda dieta por mais completa que seja precisa necessariamente ser suplementada para que os gatos não apresentem no futuro quadros providos de deficiência nutricional.

Suplementos Vitamínicos:

 

Para a suplementação da dieta existem produtos já prontos como o Suplemento Food Cat da Botupharma para ser adicionado na comida, ele oferece suplementação de vitaminas, minerais e aminoácidos. Foi desenvolvido para suprir as necessidades de cálcio, fósforo, minerais e vitaminas importantes para mater a saúde dos peludos.

  

Vitamina D3:

Sabemos que a Genômica nutricional é quem estuda a interação dos genes com os alimentos (Nutrigenética) e também a interação dos nutrientes com os genes (Nutrigenômica). A partir da dela descobrimos que a nossa saúde é totalmente dependente da nossa alimentação e estilo de vida (se praticamos exercícios e etc).

 

E foi a partir da Genômica Nutricional que pudemos perceber que a vitamina D3 é a vitamina mais importante que existe, pois ela é necessária para o bom funcionamento de praticamente todos os sistemas do organismo.

 

Alguns pesquisadores, inclusive, defendem a classificação da vitamina D como hormônio por se tratar de um ativo derivado do colesterol com cascata de ativação que inclui precursores, receptores e um conjunto de enzimas próprias. 

 

É muito importante oferecer uma dieta adequada e com a suplementação correta de Vitamina D3, pois elas irão atuar de forma preventiva e/ou complementar aos tratamentos estabelecidos pelos Médicos Veterinários.

 

A Vitamina D3 também tem papel importante no equilíbrio imunológico dos gatos e seus níveis ideais podem tratar grande parte das doenças autoimunes.

 

A Vitamina D3 pode ser indicada para gatos com dor crônica, asma, alergias, Diabetes tipo 2, doenças autoimunes, artose, pacientes em estado crítico, com discopatias, depressão, insuficiência renal, hepatopatia e mitocondriopatias.

 

Diferentes dos fármacos que atuam no controle das doenças a Vitamina D3 tem o poder de agir na raiz do problema, a deficiência de Vitamina D3 nos gatos pode aumentar o risco de algumas doenças, como: cardíacas, renais, doenças autoimunes, hipertensão, tumores, diabetes, demência, doenças infecciosas, doença inflamatória intestinal, artrite reumatoide, esclerose múltipla e doenças alérgicas, por esse motivo a Vitamina D3 é tão importante na vida dos Gatos.

 

 

 

Ômegas:

 

Os ácidos graxos, Linoleico e Linolênico (ômega 3 e 6) são as gorduras boas, responsáveis por funções essências, dentre elas estão o transporte do oxigênio e regulação hormonal, esses ácidos graxos não são produzidos pelo corpo, mas sim ingeridos através da alimentação.

 

A suplementação com ômega 3 atua melhorando a pelagem, ajudando no brilho e na queda dos pelos, podem ajudar na prevenção e controle de alergias e inflamações, saúde e manutenção de órgãos vitais e articulações dos gatos, com isso melhorando a longevidades de vida. Além de tudo isso, o ômega 3 é um antioxidante natural, ajudando na eliminação dos radicais livres.

 

Já o ômega 6 têm um efeito positivo sobre a saúde da pele e da qualidade do pelo, assim como sobre o sistema reprodutivo do animal.

 

 

Probiótico e Prebiótico:

O intestino é um órgão de extrema importância para o gato.

Melhorando o intestino do animal, automaticamente melhora a imunidade dele que irá atuar positivamente sobre todas doenças.

 

A nutrição funcional tem como principal objetivo melhorar a saúde do animal internamente e profundamente para que ele expresse saúde.  A idéia seria como “cuidar da raiz da árvore para as folhas responderem favoravelmente.”

O intestino funciona como uma grande membrana seletiva que permite a entrada de apenas pequenas moléculas que são os nutrientes e que impede a entrada de grandes moléculas que podem ser toxinas, bactérias, e alimentos íntegros. Ele seleciona os nutrientes para serem absorvidos, e também o que deve ser excretado.

Se ocorrer a perda da seletividade dessa membrana seletiva a mesma vai estar aberta para todos os tipos de doenças crônico degenerativas.

A microbiota intestinal é formada por bactérias boas e bactérias ruins. E essa microbiota intestinal depende diretamente do tipo de alimento ingerido.

Animal com boas bactérias no intestino é um animal com boa imunidade. Ou seja, o animal apresentar saúde ou doença, vai depender muito das bactérias que o animal carregar no intestino dele.

Para fornecer saúde ao do animal é importante fornecer probióticos e prebióticos.

O probioticos são organismos vivos que quando ingeridos exercem efeito benéfico no balanço da flora bacteriana intestinal.

 

É muito importante repor o probiótico após fornecer antibióticos, anti inflamatórios, antiácidos, trocar a dieta do animal, oferecer para animais estressados, que apresentem dermatite psicogênica e doenças inflamatórias em geral.

Prebióticos são componentes alimentares não digeríveis que estimulam seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no intestino beneficiando o animal hospedeiro dessas bactérias. 

Para um gato estar saudável ele precisa estar com o intestino saudável, então não deixe de cuidar da saúde do intestino do seu gato.

Se o intestino dele não estiver saudável, com certeza ele não irá expressar saúde.

FALE CONOSCO: clique aqui.

 

 

© Animal Natural.                              

 

contato@animalnatural.com.br                                  

 

 ENDEREÇO: Avenida do Estado 1540, Fundação, São Caetano do Sul, São Paulo. CEP: 09520-150 - Tel: (11) 4224-5139  /  Whatsapp: (11) 9 9610-0031

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle